Túlio Espanca Coleccionador

coleccionador

No âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento do historiador Túlio Espanca, a Direção Regional de Cultura do Alentejo inaugurou na Galeria da Casa de Burgos, no passado dia 8 de maio, a exposição Túlio Espanca Colecionador.

A inauguração contou com a presença de ilustres personalidades, entre as quais, a  muito especial, da filha de Túlio Espanca, Joana Espanca Bacelar.

Reunida a partir de 1950, o autor foi auxiliado, de início, pelo tio, João Maria Espanca de Vila Viçosa, na época, seguramente, o decano dos antiquários do país, pois havia iniciado a sua actividade nos últimos anos do século passado (ESPANCA, 1966, p.242).


Esta coleção, hoje dispersa, nomeadamente por familiares, integrava um vasto conjunto de obras nacionais e algumas estrangeiras, que como o próprio referia, umas seriam peças de interesse artístico e outras que mais não seriam que simples curiosidades, mas que davam corpo a uma coleção, expressiva na sua diversidade, demonstrando o gosto pelo colecionismo e pela obra de arte, ou simplesmente a importância que os afetos tinham na sua vida. 

A exposição poderá ser visitada até dia 14 de junho, na Galeria da Casa de Burgos.

Imagens da inauguração:

 

coleccionador1coleccionador2coleccionador3coleccionador4coleccionador5coleccionador6