Comemorações em Évora II

AGENDA CULTURAL ' ÉVORA - FACEBOOK

Comemorações do Centenário de Túlio Espanca (8 de Maio de 2013)


No prosseguimento da “Comemoração do 100º Aniversário do Nascimento de Túlio Espanca” realizaram-se durante a tarde de hoje (dia 8 de Maio) na Biblioteca Pública de Évora as Conferências do Cenáculo In Memoriam Túlio Espanca. Estas, tiveram como oradores algumas pessoas que privaram com Túlio Espanca, que recordaram o homem e o seu meritório trabalho: Artur Goulart (Coordenador do Inventário do Património Cultural Móvel da Arquidiocese de Évora); Padre Joaquim Chorão Lavajo (Professor jubilado da Universidade de Évora e quem apadrinhou Túlio Espanca aquando do seu Doutoramento Honoris Causa em 1990, atribuído pela Universidade de Évora); Vítor Serrão (Diretor do Instituto de História da Arte e Professor da Universidade de Lisboa); e Rui Arimateia (Técnico Superior da Câmara Municipal de Évora).
Foi também anunciada, pela Diretora Regional da Cultura do Alentejo e professora da Universidade de Évora, Aurora Carapinha, a criação do “Prémio Túlio Espanca” a atribuir pela Direção Regional da Cultura do Alentejo e Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. A abertura do concurso está prevista para Junho deste ano e no final de Setembro esperam já poder anunciar o nome do vencedor.
A abertura da exposição “Túlio Espanca colecionador”, pelas 18 horas, na Casa de Burgos e a atuação do Ensemble Vocal “Manuel Mendes”, sob direção do Maestro Christopher Bochmann – Departamento de Música da Universidade de Évora, às 19 horas, no Museu de Évora, encerram esta comemoração.

Imagens das sessões:


conf.expo.8conf.expo.9conf.expo.10conf.expo.11conf.expo.12conf.expo.13